34º Painel

O 34º Painel Biblioteconomia apresenta esta edição na cidade de Criciúma, sul do estado de Santa Catarina, trazendo diversas atrações e discussões para o público em geral.

A Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) é uma entidade de classe que desenvolve suas atividades desde 1975 com o objetivo de representar os profissionais e de lutar pelos anseios da classe.

A ACB reconhecida como utilidade pública estadual aos 41 anos de sua existência, busca além dos objetivos do associativismo, colaborar com a sociedade a partir de práticas que promovam a responsabilidade e inclusão social, a nacionalidade e cidadania, o acesso à informação e a educação continuada dos profissionais da informação.

A interdisciplinaridade é tema recorrente na área da Ciência da Informação. As “três irmãs” como são conhecidas a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, são áreas profissionais que ora se aproximam, ora se distanciam, mas encontram em sua atuação um ponto de intersecção que não pode ser negado, especialmente quando se trata do fazer social.

Dentro dessa conjuntura, várias questões sociais, técnicas, educacionais, tecnológicas e históricas apresentam diretrizes operacionais e metodológicas que sustentam a atuação dos profissionais nos diversos espaços e que precisam ser refletidas e debatidas. Infere-se, assim, que serão por meio de palestras, mesas-redondas, relatos de experiências e apresentações de trabalhos que esse discurso se consolidará sustentando as análises e discussões sobre a temática principal que esse evento se propõe focar dentro do aspecto da interdisciplinaridade.

É com base nesse debate e respaldada por todas as indagações que envolvem a atuação e a formação dos profissionais da informação em plena sociedade da informação que a Associação Catarinense de Bibliotecários apresenta na 34ª edição do Painel Biblioteconomia em Santa Catarina a temática: “Interdisciplinaridade na Ciência da Informação: o papel social do profissional”.

Dessa forma, apresenta alta relevância científica e tecnológica do evento pela temática abordada e dividida da seguinte forma:

  • Subtemas:
    • Perspectivas na Museologia
    • Perspectivas na Arquivologia
    • Perspectivas na Biblioteconomia